Então quer dizer que está tendo problemas com jogadores experientes ou arruaceiros, que insistem em badernar seu jogo? Sei sei... Bem, veio ao lugar certo. Vou lhe dar algumas dicas, espero que possam lhes serem uteis.
Dicas memoráveis para Narradores iniciantes
Quantas vezes você ja montou uma história ou parte dela, e vem um jogador insano e mela todo seu esquema? Quantas vezes um jogador mais experiente cospe regras em cima de você e acaba destruindo algo que você havia planejado? Quantas vezes as arruaças e teimosias de jogadores que insistem em não seguir o jogo, te levaram à frustração? Inúmeras? Pois bem... Siga os próximos passos. Não posso garantir que darão jeito ao jogador, mas certamente deixarão seus jogos mais tranquilos.
1 - Cenário: Descreva o cenário ao qual o jogar terá acesso. Por exemplo; "Vocês estão na entrada da mansão. Vocês sabem que ela possui 20 cômodos no térreo e mais 20 no andar superior." Se um jogador disser que vai para o porão, sótão ou qualquer outro lugar que você não tenha planejado ou descrito, diga que o lugar não existe. Independente do que ele venha a colocar como argumentos. Tipo; "Mas esse tipo de mansão sempre tem..." Pode ser que sim, mas a SUA mansão não tem, pronto e acabou. Ele precisa entender que se ele não estiver nos limites de seu cenário, não haverá história. Outra tática importante é deixar que ele saia do ambiente que você descreveu, mudar o turno para outra pessoa e nunca mais voltar nele. Caso ele pergunte, diga simplesmente "A história está rolando aqui, como você está fora estou dando prioridade aos que estão na história, ja volto em você". Ele vai entender o recado.
2 - Dando um tempo: As vezes o jogo trava. E isso pode acontecer por diversos motivos, você planejou algo mais usou tudo o que planejara antes do tempo, e ai ficou sem ideias, ou os jogadores acabaram muito rápido com o objetivo, etc. Bem, peça um tempo, guarde a história para a próxima sessão. Ou faça um lanche com a galera enquanto planeja os próximos passos deles. Dê uma sondada no que eles gostam e planeje algo de improviso. É importante planejar, mas as vezes terá de improvisar, e mesmo para isso é preciso um certo planejamento. Alguns minutos de descanso podem lhe render algumas ideias, se mesmo assim não conseguir nada, marque outro dia. Não tenha medo de deixar os jogadores esperando, isso aumenta a ansiedade deles e eles participarão mais da história.
3 - Regra de ouro: Cara, não adianta discutir com o narrador/mestre. O jogo é dele, a história é dele. Se o narrador diz que seu golpe falhou, não adianta vir com regras e regras para cima dele, ele decidiu que assim seria, e pronto. Óbvio que você não poderá manipular sempre, as vezes é preciso ser justo - as vezes kkkk- e deixar que os dados falem por si. Mas se o momento é importante para dar maior tensão à história, aumentar a rivalidade entre dois personagens/npcs que seja feita a vontade do mestre. Você pode adaptar seu jogo, para que ele se torne divertido, e prático. Não tenha medo de restringir algumas coisas, como poderes, antecedentes, defeitos e qualidades, etc. O jogo que você prepara deve ser divertido, se algo o fará menos divertido, prive os pcs dessa chateação.
4- Qualidades e defeitos: Atente-se a isso. Muitos jogadores escolhem defeitos impossíveis de serem usados em jogo, só para ganhar pontos na ficha. Pois faça com que ele se depare com seus contras, mesmo que para isso você tenha de utilizar intervenções divinas/profanas...kkkk.
É o seguinte, o cara coloca na ficha Fobia a ornitorrinco, enquanto a história se passa na América do Sul. Pois faça um caminhão de animais roubados capotar na frente dele libertando vários ornitorrincos que resolvem persegui-lo sem nenhuma explicação racional. Use golpes baixos, ja que ele quem começou com a patifaria. Mas não torne o jogo, uma sessão de coisas esdruxulas. Apenas faça-o confrontar seus defeitos de modo que ele entenda que ele será cobrado por isso. Planeje suas histórias ao redor dos defeitos do grupo, isso sempre da boas histórias e interpretações.
5 - Tirando doce de criança: As vezes você comete um erro de deixar um item no jogo, que um jogador malandro pega e acaba desbalanceando o andamento do jogo, ou você permite que ele comece com tal artefato. Pois bem, nem tudo está perdido. Não se acanhe em dizer que ele acordou sem o item. Isso o deixará furioso, e com certeza o motivará a buscar de volta. Você pode fazer disso uma história, ou simplesmente colocar uma pedra sobre o assunto e deixar para lá. O importante é que o jogo flua da melhor forma possível.
6 - A mão divina: As vezes o jogador compra antecedentes e passa a se apoiar neles, como aliados, contatos, parentes, recursos, etc. De um fim nisso. Se ele não faz a manutenção do antecedente, ele irá desaparecer. Aliado é uma via de mão dupla, se você só pede favores e nunca faz, pode ser que essa amizade se torne uma inimizade devido ao seu egoismo. Recursos sem manutenção se esgotam rapidamente. Uma namorada que ele gosta muito está amarrando o jogo, mate-a e transforme a dor dele num gatilho para a próxima história, quem sabe buscar vingança contra um possível assassino, ou descobrir a causa da morte. Um parente distante encontra o personagem na rua e o reconhece, um amigo de infância, um ex namorado etc.
7 - Sente e converse: Se o jogador está jogando de forma que atrapalha o restante, converse, explique o jogo. Se ele faz isso de propósito, seja franco. Explique a intensão das sessões e peça que mude o comportamento. Se nada disso resolver, passe a não convidá-lo mais para as sessões, simples.
8- Morte: Nunca é fácil matar um personagem dos jogadores, ao menos para mim. Mas as vezes é necessário. Necessário para dar um up na história, criar a lenda de um herói, motivar o grupo, ou mesmo mostrar quem manda na mesa. kkkkkkk .... As vezes um personagem é tão inutil que a mesa toda agradece quando ele morre, não se acanhe, mate quando for necessário.
Claro que tudo deve ser dosado, se o jogador gosta muito do personagem, ele ficará chateado. Então converse com ele em particular, diga que seria melhor que o personagem dele morresse de uma forma lendária ao invés de ser o estopim das piadas em grupo. Ou então pegue o jogador de surpresa, quando ele achar que você não o mataria nunca, mate-o e lide com a situação de forma adulta. Explique os motivos que o levaram a morte e pronto.
Espero que essas dicas tenham ajudado. Usei-as durante muito tempo, enquanto não tinha segurança para narrar livremente. E acreditem, deu certo. Valeu e até a próxima!
Rodrigo "O frequente"
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